NUTRIÇÃO E EMAGRECIMENTO – Você precisa entender isto

NUTRIÇÃO E EMAGRECIMENTO – Você precisa entender isto

Existe uma grande confusão relacionada aos mecanismos que levam a perda de peso de forma eficiente e duradoura. É comum encontrar informações divergentes e, por vezes, extremistas, que consideram o déficit calórico, isto é, a ingestão de menos calorias do que o necessário para nossas atividades diárias, como o único fator relavante para a perda de peso, enquanto outras abordagens desconsideram as calorias e focam-se apenas na qualidade dos alimentos. Como de costume, na minha opinião (e também a da ciência atual, na qual todo profissional deveria basear-se), a virtude está no meio. Precisamos controlar a ingestão de calorias, ingerindo alimentos predominantemente saudáveis e pouco densos em energia, enquanto, ao mesmo tempo, gerenciamos estas calorias de forma inteligente para incluir tudo aquilo (eu disse TUDO mesmo) que desejarmos, de forma esporádica, sem que comprometam a concretização dos nossos objetivos de saúde, performance ou estética.

Além disso, precisamos considerar os aspectos comportamentais que envolvem o ato de comer e, sobretudo, os aspectos práticos, afinal de contas o planejamento alimentar (dieta) se concretiza no dia-a-dia, com uma complexidade muito maior do que o mero de cálculo de energia, macro e micronutrientes. E é na prática que os maiores desafios surgem, fazendo com que muitas pessoas sintam-se estagnadas e incapazes de evoluir, independente da rotina alimentar que seguem, muitas vezes já tendo recorrido a ajuda de diferentes profissionais. 

Os dois vídeos a seguir, da minha amiga e colega de profissão Laryssa Dietrich, explicam de forma bastante simples alguns destes conceitos e abordam situações e atitudes que você pode estar tendo e que estão lhe impedindo de perder peso. Recomendo que assistam os vídeos e acompanhem o trabalho dela, que também posta muitas receitas e dicas no seu instagram.

Tenho certeza que estas informações serão bastante úteis na sua caminhada. Não deixe de fazer as mudanças necessárias na sua rotina e fique à vontade para me enviar uma mensagem com suas dúvidas.

Um abraço,

Filipe.

Deixe uma resposta