Guia: Como criar o hábito de tomar mais água?

Guia: Como criar o hábito de tomar mais água?

Por Giulia Longen

Que precisamos tomar bastante água durante o dia para manter a hidratação e o bom funcionamento do nosso organismo, todo mundo já sabe, né? Mas nem todo mundo tem facilidade em criar o hábito de tomar água. Por isso, hoje eu trouxe dicas de como tomar mais água durante o dia e também uma receita de água saborizada que leva apenas a adição de algumas frutas e especiarias de sua preferência, assim fica muito mais fácil e mais gostoso de tomar água.

Lembre-se que sucos, chás e café, apesar de serem líquidos, não substituem a água, ok? Se você tiver dúvidas de quanto precisa ingerir durante o dia, basta fazer um cálculo simples: multiplique 35mL por seu peso. Por exemplo, para uma pessoa de 80kg:

35mL x 80 = 2 litros e 800mL de água. 

Essa é uma média, mas você pode também observar a cor da sua urina. Quanto mais clara, melhor, se estiver escura ou com odor forte é sinal de desidratação. 

Agora que você já sabe a quantidade, vamos as dicas:

1. Mantenha sempre uma garrafinha por perto!

Assim, fica muito mais fácil lembrar de tomar água, além de você não precisar se levantar várias vezes durante o dia para encher o copo de água. Quando você for sair de casa, leve a garrafinha com você e garanta a sua hidratação.

2. Coloque um lembrete ou despertador no celular.

Se, mesmo tendo a garrafinha do lado, você esquece de tomar água, vamos fazer o celular (que está sempre do nosso lado) ser um aliado a criar esse hábito? Existem alguns aplicativos que fazem essa função, mas você também pode colocar um despertador a cada 2 horas, por exemplo, para te lembrar. O app Dietbox também pode lhe ajudar com isso!

3. Tome um copo de água ao acordar.

Antes mesmo de comer alguma coisa, inicie o seu dia já hidratando o seu corpo. Se você fizer isso todos os dias por um tempo, logo irá se tornar um hábito tão normal quanto escovar os dentes.

4. Crie metas!

Se você toma pouca água, tenha como meta tomar 500mL a mais em uma semana, 500mL na outra, seu corpo vai agradecer por essa evolução e no final você estará acostumado a tomar a quantidade suficiente para você.

5. Faça água saborizada. As frutas e especiarias que você adicionar, além de deixar um sabor mais gostoso e facilitar o seu consumo de água, irão acrescentar algumas propriedades nutricionais.

Para preparar a água escolha a fruta e as especiarias a gosto e adicione-as na água gelada, em seguida leve para a geladeira por, no mínimo, 2 horas para aromatizar a água. Opções para acrescentar na água:

  • Frutas ou cascas de frutas;
  • Morango, abacaxi, limão, casca de maracujá, laranja, maçã e outras;

(Quando adicionar frutas, adicione 1/2 limão espremido para as frutas não oxidarem) 

  • Especiarias;
  • Hortelã, gengibre, canela em pau, anis estrelado, cravo da Índia, capim-limão, alecrim, hibisco, etc.

Aproveite!

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