Como preparar leguminosas e evitar gases

Como preparar leguminosas e evitar gases

As leguminosas, também conhecidas como “feijões”, não apenas são as fontes de proteína mais importantes para os vegetarianos e veganos, como também são indispensáveis na alimentação de qualquer pessoa em virtude de seu altíssimo valor nutricional. O consumo destes alimentos sem o preparo adequado, entretanto, pode causar desconfortos – sobretudo gases. O vídeo a seguir explica como evitar este problema.

Resumo das informações:

  1. As leguminosas possuem antinutrientes que atrapalham a absorção de nutrientes e podem causar gases.
  2. Estas substâncias podem ser reduzidas através do “remolho”, que consiste em deixar estes alimentos imersos em água por, no mínimo, 8h. A água utilizada para o remolho deve ser descartada.
  3. Algumas pessoas são mais sensíveis e podem precisar deixar as leguminosas de molho por um período maior. Trocar a água durante o processo ajuda a eliminar os antinutrientes.
  4. Crie uma rotina para ter suas leguminosas prontas para o preparo – para isso você pode colocá-las de molho antes de dormir e tirar de manhã ou no horário do almoço, ou o inverso, deixar de manhã e tirar de noite, caso você prefira cozinhar neste horário.
    Apesar de parecer muito trabalhoso, este processo é bastante simples e fácil de incorporar na rotina. As leguminosas são alimentos altamente nutritivos e devem ser consumidas todos os dias!

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