Guia: Como escolher o melhor pão?

Guia: Como escolher o melhor pão?

Por Giulia Longen

Sabia que o pão não é um vilão e você não precisa excluir ele da sua vida, mesmo se estiver fazendo dieta? Hoje trouxe algumas dicas básicas que vão te ajudar a escolher a melhor opção de pão para você consumir.

1) Você não precisa deixar de comer, mas analise se você precisa comer TODOS os dias, no café e na janta. É interessante variar suas refeições para garantir a ingestão de várias vitaminas e minerais e não ficar preso no pão todo santo dia. 

2) Qual você gosta mais? Se você quer emagrecer, basta encaixar as calorias do pão no seu dia, porque comer um pão não vai te engordar. Para comparar, 100g de pão de trigo integral tem 253 calorias, enquanto 100g de pão francês tem 300 calorias, pouquíssima diferença.  Mas, se você busca mais qualidade na sua alimentação, você pode optar pelo pão 100% integral: não é necessariamente menos calórico, mas vai te promover mais saciedade e tem uma lista de ingredientes mais saudável, preservando mais os nutrientes! 

3) O pão integral que você compra no mercado geralmente não é 100% integral, então você está sendo enganado ao deixar de comprar o pão branco. Para o pão ser 100% integral, o primeiro ingrediente deve ser a farinha de trigo integral. Se, depois disso, vier “farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico”, o pão não é 100% integral, pois essa é a farinha branca. 

4) Alguns pães tem uma quantidade elevada de gorduras, açúcares, sódio e aditivos. Basta comparar a lista de ingredientes e as tabelas entre as opções disponíveis para você comprar, para ter uma noção de qual a melhor opção. Em geral, quanto menor a lista de ingredientes e menor o tempo de prateleira, mais saudável será o pão. 

5) De forma moderada, você pode consumir o pão com o que preferir, seja doce de leite ou uma fatia de presunto, mas se você busca aumentar o valor nutritivo da sua refeição, combine o pão com boas fontes proteicas (ovos, carnes, queijo, proteína de soja, requeijão de tofu, etc) e se possível adicione ainda mais fibras (semente de gergelim, linhaça, etc)  

Eu amo consumir um pão francês fresquinho e não abro mão! E você, tem um pão preferido? 

*Consulte o Guia de Compras para sugestões de marcas.

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