Pão ou tapioca: qual escolher?

Pão ou tapioca: qual escolher?

Por Giulia Longen

Se você começou a ter um estilo de vida mais saudável ou a fazer dieta para emagrecer, aposto que já pensou em trocar ou até mesmo já trocou o pão pela tapioca. Mas deixa eu te contar que essa troca nem sempre é a melhor opção.

Comparando a mesma quantidade de cada (100g), o pão francês é menos calórico, tem menos carboidrato e além de tudo tem mais proteínas e fibras, o que vai te promover mais saciedade. Note que estamos falando de um pão francês, imagine a comparação com um pão 100% integral ou proteico. A tapioca é a fécula extraída da mandioca/aipim e pode ser útil para repor o glicogênio mais rapidamente, se esta for uma necessidade. Mas não oferece mais atrativos além do seu sabor, para quem gosta. 

Por que, então, a tapioca virou tão famosa nos últimos tempos? Por ela ser uma opção sem glúten, ao contrário do pão. Mas isso não é um problema se você não tiver doença celíaca (ou hipersensibilidade ao glúten). Por isso, você pode escolher entre a opção que você mais gostar.

De modo geral, o pão é mais nutritivo, principalmente se for feito com grãos integrais. Mas se você gosta da tapioca não há motivos para excluí-la da sua dieta. Algumas combinações podem tornar a refeição mais interessante, então, principalmente para a tapioca, procure acrescentar fibras (sementes como de girassol, chia, linhaça, gergelim) na massa e combine com recheios fontes de gordura e/ou proteínas (tofu, proteína de soja, ovo, carnes, maionese de castanhas, guacamole e outras  para diminuir a carga glicêmica da refeição e te promover mais saciedade até a próxima refeição!

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