FILIPE TESTONI

Quem sou eu

Me chamo Filipe Testoni e sou nutricionista, especializado em Nutrição Vegetariana. Atualmente atuo atendendo em consultório nas cidades de Blumenau e Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e pacientes de todos os continentes de forma on-line. Também sou professor de pós-graduação em Nutrição Vegetariana por diferentes instituições e consultor da empresa de suplementos alimentares Mother Nutrientes.

Antes de me tornar nutricionista me formei em Administração de Empresas e fui Oficial Temporário do Exército Brasileiro ao longo de oito anos, onde fui Comandante de Pelotão de Fuzileiros, instrutor dos Cursos de Formação de Soldados, Cabos, Sargentos e Oficiais Temporários e, finalmente, comandante de uma Companhia de Fuzileiros. Durante a carreira militar fui condecorado com as medalhas “Correia Lima”, por ter sido o Aluno destaque da minha turma de formação, e “Marechal Trompowski”, pelos relevantes serviços prestados ao ensino e à cultura nacional nas Forças Armadas. Enquanto na caserna fui, ainda, atleta de corrida rústica e pentatlo militar e, posteriormente, venci os dois campeonatos de fisiculturismo clássico que participei, pela IFBB/SC, nos anos de 2015 e 2017.

O apreço pelos esportes e pelo estudo me fizeram pesquisar sobre alimentação de forma autodidata desde os quinze anos e, posteriormente, escolher a Nutrição como profissão. O pendor para o ensino me motiva a estudar e praticar a educação nutricional no meu consultório e através de diferentes plataformas virtuais.

Na busca por um físico bem desenvolvido experimentei os mais diferentes tipos de dietas e suplementos disponíveis no mercado, e os erros ao longo do caminho me deram a experiência prática necessária para entender aquilo que, de fato, funciona. Neste caminho amadureci a minha visão da Nutrição, me tornei vegetariano estrito e descobri uma alimentação menos focada no consumo de nutrientes específicos – o que atualmente está sendo chamado de “nutricionismo” – e mais atenta ao ser humano, em toda sua complexidade.

Penso que a alimentação não se resume a fornecer aquilo que é, fisiologicamente, essencial para a saúde, mas sim que é uma fonte de prazer, um ato social e, até mesmo, político. Acredito que não existem alimentos bons ou ruins, heróis ou vilões, mas que todos podem ser consumidos dentro do contexto de uma alimentação saudável, baseada em vegetais.

Será um grande prazer responder às suas dúvidas e lhe conhecer. Por favor, não deixe de conhecer o conteúdo deste site e deixar sua mensagem.

Um abraço,
Comam seus vegetais

Filipe Vicente Testoni